O gerenciamento das rotinas apresenta métodos que podem ser utilizados por organizações em busca da melhoria contínua. Para isso utilizamos o método de controle de processos, sendo que um plano de ação poderá ser constituído para planejar a forma com que será desempenhada determinada atividade com base em metas definindo as ferramentas utilizadas.
O gerenciamento das rotinas apresenta mecanismos que as empresas poderão utilizar para desenvolver uma padronização de processos e atividades. Dentro do processo de gerenciamento das rotinas, uma ferramenta que fortalece os principais métodos utilizados nesta implementação, fazendo com que os resultados esperados sejam alcançados, é a padronização das atividades, métodos e processos utilizados por toda a organização.
A primeira forma para se efetuar a padronização é por meio da formalização de um fluxograma para cada produto da gerência. O Segundo passo é o desenvolvimento de um POP (Procedimento Operacional Padrão) para cada atividade, onde os novos funcionários poderão ser treinados de acordo com estes procedimentos.
Compreende-se que a padronização proporciona agilidade no tempo gasto desempenhando as atividades, onde os colaboradores percebem melhor a importância de sua atividade, e de suas etapas no processo e conhece a função de cada unidade da empresa. A padronização também garante a eficiência quando entra um novo colaborador que terá maior facilidade em entender sua função, seguir um padrão e receber um treinamento, mantendo toda a equipe alinhada.
Na execução de qualquer novo método de trabalho, para verificar se o desempenho está adequado e se a equipe está atingindo as metas pré-estabelecidas, é preciso controlar esses métodos e assim analisar os resultados. O controle é a monitoração das atividades garantindo que as mesmas estão acontecendo de acordo com o planejado, corrigindo quaisquer desvios importantes.
Desse modo, é perceptível o quanto o controle garante que as atividades estão sendo realizadas de acordo com as metas determinadas. Verifica-se, assim, onde está gerando resultados positivos sendo os mesmos mantidos, e onde estão ocorrendo às falhas, que deverão ser corrigidas.